sábado, 8 de novembro de 2008

Arisarum vulgare


Família: ARACEAE
Nome científico: Arisarum vulgare Targ.-Toz
Nome comum: Candeias
Nome vernáculo: Candeias, Capuz-de-frades

Muito abundante em arrelvados, clareiras de matos e campos cultivados. O tamanho das folhas varia devido á qualidade do solo e da luminosidade. Esta pequena só pode ser observada durante os meses de Outono e Inverno, depois as folhas amarelecem e secam.

As flores encontram-se dentro do «capuz», isto é: «As suas flores (não confundir flor com a inflorescência), unissexuais, estão dispostas em torno de um espádice curvo, envolvido por uma espata que envolve totalmente a sua base, onde se encontram as flores femininas, em número reduzido. A espata abre-se na parte superior, deixando sair o espádice curvo, de forma que a inflorescência se assemelha a uma candeia (objecto semelhante à lâmpada de Aladino), com um pavio de fora. A espata, ao curvar-se, assemelha-se, também ao capuz de um frade, até porque tem uma cor escura entre o negro e o violeta.» Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Candeias_(planta)

2 comentários:

Missy M disse...

Ho que giro, essa espécie, a "arisarum vulgare", também já desabrocha na minha zona!!! :)Gosto muito do teu blog, continua com o bom trabalho!

Crix disse...

Olá
Inevitavelmente vim cuscar o que se passava nesta Margem esquerda alentejana :)) e é tão bom deparar com mais alguem que valoriza a natureza.
Obrigada pela dica das briófitas e claro que me podes linkar que eu vou fazer o mesmo, rsrs
Continua porque o teu objectivo é muito bom
Abraço